Estão abertas as inscrições para o 6º Seminário de Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento é realizado como trabalho de conclusão de curso com alunos do Curso de Tecnologia em Produção Cênica. Em três dias de evento acontecerão debates, oficinas e temas como políticas culturais, descentralização da arte, inclusão, acessibilidade cultural e democratização aos bens culturais. O evento acontece de 09 a 11 de outubro nas dependências do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) com inscrições gratuitas.

Os convidados compõem a cena artística curitibana na sua variedade de linguagens, sendo mais de 20 nomes confirmados. Entre eles, a produtora cultural Juliana Pedrozo e os dançarinos de Hip Hop Octávio Nassur e o grupo Foot Work Crew. Há ainda os artistas visuais Luiz Rettamozo e Marcelo Bittencourt. Para as oficinas que serão realizadas há artistas como Patrícia Machado, Fábio Macedo e Manuel Guerrero. A programação completa pode ser acessada no site (www.nosnaarte.seminariotpc.com.br) e as inscrições gratuitas podem ser realizadas através do preenchimento do formulário disponível no website.

O Seminário de Produção Cênica objetiva a consolidação de um espaço para diálogos, buscando fomentar o debate para a profissionalização de produtores cênicos e a sua inserção no panorama nacional da cultura. Tem como destaque a sua democratização à formação artística sem custo para os participantes. Conforme o professor doutor Allan Valenza, um dos coordenadores do evento, “os Seminários de Produção Cênica têm sido uma grata experiência que tem permitido aos nossos estudantes atuarem na prática em sua área de formação e, ao mesmo tempo, abre as portas da UFPR para as vozes da comunidade externa à universidade”.

A primeira edição do seminário aconteceu no ano de 2012 e a última edição reuniu aproximadamente 120 participantes diariamente. O evento é realizado através de apoiadores, como UFPR, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, SEPT, Associação dos Servidores da UFPR, Virgínia Benevenuto Fotografia, Editora UFPR, Galeria 42 e Marcella Oliveira Fotografia.

Giana Guterres
Jornalista responsável
DRT 8229/PR