Convidadxs

Olha quanta gente boa vai estar no nosso Seminário!

Dia – 9/Out

Michele Mara

Cantora e compositora nascida em Curitiba, além de pesquisadora, graduada em Musicoterapia na área Social, voltada para a mulher negra, e colaboradora do núcleo de Igualdade Racial da OAB Paraná. Ganhou prêmios como maior imitadora do Brasil e da América Latina da Aretha Franklin. Desde 2012 participa de programas beneficentes e é organizadora da marcha do orgulho crespo em Curitiba, sendo uma importante ativista pelas raízes africanas no país.

Luiz AjaIIa Rettamozo

Artista autodidata com atuação em várias mídias e substratos. Publicitário premiado, criador de campanhas memoráveis (“Esse Bamerindus”), designer e compositor (marca do Grupo Positivo, “Musica Boa pra Cachorro”, mais de 100 jingles para O Boticário), 4 vezes “grand prix” no Salão Paranaense (75,76,77,78). 14a Bienal Internacional de São Paulo (Instalação e performance). Salão Nacional de Arte do Rio de Janeiro (instal-AÇÃO). 15ª, 16ª e 17ª “Internacional Independent Exhibition of Prints in Kanagawa – Japan” (89, 90, 92) com xilogravuras. 2a Bienal da Gravura de Amadora- Portugal. Mostra no Museu de Arte Brasileira – Fundação Alvares Penteado – São Paulo, março/abril de 91. Várias interferências em jornal, rádio, tv e teatro. Considerado pela crítica Adalice Araujo como o artista mais inovador das últimas 3 décadas finais do século passado.

Marcelo Bittencourt

Designer gráfico, ilustrador e artista plástico formado pela UTFPR. Autor de livros infantis, já trabalhou em um projeto social ensinando crianças e adolescentes com aulas de desenho e atualmente trabalha com fomento cultural promovendo encontros de artistas e laboratório criativo. Recentemente, vem ganhando espaço no cenário curitibano com Lives Paiting realizadas em diversos eventos.

Siamese

Siamese, de nome civil Luiz Gustavo da Silva Batista, nascido e criado em Andirá, no Norte Pioneiro do Paraná. Há 6 anos reside na Capital do estado, é formado em Tecnologia em Produção Cênica pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, desenvolveu trabalhos como Performer e coreógrafo nos videoclipes “Tombei” e “Lista VIP” da Rapper Karol Conká e diversos trabalhos de produção cultural em Curitiba. Atualmente lançou seu primeiro EP autoral e Videoclipe chamado Som do Grave.

Foot Work Crew

Formada em 1997, a Foot Work Crew é uma das Crews mais antigas do Brasil em atividade. A equipe busca preservar a essência e originalidade da dança de rua e dos demais elementos da Cultura Hip Hop, promovendo eventos, espetáculos, shows, workshops e palestras.

Dia – 10/Out

Juliana Pedrozo

Produtora cultural na Formiga Produtora e Duplo Produções. Em seu currículo, acumula conhecimentos de Pedagogia, Psicopedagogia e Artes Dramáticas. É professora convidada na disciplina de Gestão Cultural da Gradução do Curso de Teatro – PUC/PR e no Curso Profissionalizante em Direção de Produção do SATED/PR.

Octávio Nassur

Idealizador doFIH2 Festival Internacional de Hip Hop – Curitiba e de eventos na área da Cultura há 23 anos. Coordena o MBA em Dança – Gestão e Produção Cultural – da Faculdade Inspirar em Curitiba. É autor de livros, Storytelling e já trabalhou como pesquisador no gênero em Los Angeles/EUA e coreógrafo da companhia francesa Compagnie Kafig.

Eduardo Ramos

Fundador, diretor, dramaturgo e ator da Setra Companhia de Teatro, sediada em Curitiba. Integrante membro do Núcleo de Dramaturgia SESI-PR, desenvolveu projetos durante três anos como ator e diretor sob orientação de grandes e renomados artistas do teatro brasileiro como Roberto Alvim, Márcio Abreu, Georgette Faddel e Juliana Galdino. Administrador e diretor artístico do Espaço de Criação Ap da 13 há 2 anos, desenvolve neste, diversas atividades de contribuição para o cenário artístico curitibano. Na dramaturgia, desenvolve projetos junto da mestra em Escrituras Cênicas, Mariana Mello, também fundadora da Setra, radicada em Bogotá.

Márcia Regina

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Paraná. Mestre e graduada em Administração, ambos pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica e também professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR atuando na Linha de Socioeconomia e saberes locais. É articuladora da Rede de Economia Social do Brasil onde aborda os temas: Educação, cultura, economia plural, economia politica e inovação social a partir do empreendedorismo.

Pedro Quintino

Dançarino, coreógrafo e diretor de teatro, formado como Bailarino Clássico e Contemporâneo pelo Sated-PR, além de ter uma experiência de anos em grupos de teatro e companhias de dança. Atualmente é pesquisador em dança e faz parte do corpo docente do Backstage Produções Artísticas. Possui sua própria companhia de dança desde 2008, a qual tem grande foco em corpo em movimento e já ganhou prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais de Teatro e Dança

Helena de Jorge Portela

Atriz Curitibana, Figurinista e Produtora na Cia. Fluctissonante.

Leandro Gorsdorf

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2004 e 2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná na área de prática jurídica em Direitos Humanos e Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR. Foi coordenador da Coordenação de Políticas Sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura durante os anos de 2013 a 2016. Membro do Instituto Brasileiro de Direitos Urbanístico e conselheiro da entidade de direitos humanos – Terra de Direitos. Membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/PR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos,gênero, diversidade sexual e direito, direito urbanístico e direito e arte.

Müller Barone

Roteirista, diretor e proprietário da empresa Vento Negro Produções. É Bacharel em Direito e formado no curso de cinema no Centro Europeu. Ganhou diversos prêmios, inclusive o de Melhor Curta-Metragem do Festival Internacional Cine al Mar Santa Marta, na Colômbia. Atualmente está concorrendo em festivais com o filme de sua produção “Hoje Jesus Não Vem”.

Juliana Partyka

Atriz e diretora de teatro formada pela Faculdade de Artes do Paraná, com pós graduação em Literatura Contemporânea. Atualmente participa do Núcleo de Dramaturgia do SESI. Já participou dos projetos de Extensão “Ilusão Ótica – que falta nos faz a palavra” e “Teatralizando a Educação II” em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos – IPC e apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil. Seu estudo se volta para o conceito de Dramaturgia Inclusiva na atuação e recepção de espetáculos de teatro para pessoas com deficiência visual.

Dia – 11/Out

Bruno Tucunduva

Docente do Departamento de Educação Física da UFPR. Coordenador do Cirthesis – Grupo de Pesquisa e Produção de Conhecimento em Circo da UFPR. Doutor em Educação Física (FEF/Unicamp) com tese sobre o circo na formação de professores.

Manuel Guerrero

Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (2015). Mestre em Artes Cênicas pelo programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, co pesquisa sobre Dramaturgia e História. (2010). É formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e pela Escuela de Teatro pela Pontificia Universidad Catolica del Perú (1994). Possui competência intelectual para labor de pesquisa e docência. Nesta, tanto para ministrar disciplinas teóricas relacionadas à historia do teatro ocidental e latino-americano, crítica, análise textual, e práticas sobre trabalho de ator. Tem experiência como professor-orientador no país de origem e vem publicando textos científicos nas línguas portuguesa e castelhana, Como artista, mantem-se em atividade como encenador e ator. Atualmente é docente na UFPR-Litoral.

Vitor Leme

Advogado popular, auxilia movimentos sociais e estudantis. Sempre na luta por mais direitos e menos desigualdades. Pós-graduando em Sociologia Política pela UFPR. Uma contradição, sempre alternando entre o anarquismo e o comunismo. Amante das pistas de dança. Está numa eterna busca pra decidir se gosta mais de funk ou de pop.

 

Patrícia Machado

Licenciada e bacharel em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná e pós graduada pelo Institut del Teatre/ Barcelona – curso de perfeccionament de la formació de joves ballarins. Como bailarina, integrou o elenco da CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea – Portugal, Joven Compañia del Institut del Teatre – Espanha, Leine and Roebana – Holanda e Balé Buaíra. Atua também como professora e pesquisadora em dança contemporânea, desenvolvendo trabalhos solos, coreográficos e intervenções urbanas.

Claudia Nogata

Bióloga na Prefeitura de São José dos Pinhais e Maquiadora Profissional desde 2011. Formada em Ciências Biológicas e mestre em Biologia Celular e Molecular com ênfase em Fisiologia Humana pela Universidade Federal do Paraná, encarou o desafio de ampliar sua área de atuação profissional e está em fase de conclusão do Curso de Tecnologia em Produção Cênica nesta mesma Universidade. Possui formação em Maquiagem Profissional pelo SENAC e Lady Lord com diversos cursos de aprimoramento. Atua nas mais diversas áreas da maquiagem: Caracterização; Efeitos Especiais para teatro, cinema e publicidade; Maquiagem Artistica; Maquiagem de Embelezamento para noivas, festas, moda, fotografia e HD/TV. Apaixonada por arte, seduzida pela transformação e pela beleza das cores e texturas, vê na maquiagem uma maneira de atuar em cena.

Leo Cardoso

Músico, graduado em Musicoterapia pela FAP/UNESPAR, pós graduado em Educação Musical pela EMBAP/UNESPAR. Pesquisador da cultura caiçara do litoral norte do Paraná, onde ainda permanecem vivas as tradições da cultura paranaense, como o fandango e a Folia do Divino Espírito Santo. Atua como fandangueiro, folião de romaria, brincante do boi de mamão e estagiário de lutheria caiçara, pela Associação de Cultura Popular Mandicuera. Já integrou a Orquestra Rabecônica do Brasil e o grupo Meu Paraná. No ano de 2015 e 2016 ministrou a Oficina Ritmos da música de Raiz Paranaense no festival de Inverno de Antonina. Aprendeu a tocar viola caiçara, rabeca e tamancos tendo contato com os mestres Leonildo Pereira, Zé Pereira, Aorélio Domingues e Zeca Martins.

 

Fábio Macedo

Percussionista, dançarino e arte educador, com pós-graduação em Artes e Ensino das Artes pela UNESPAR. Pesquisador do universo das artes populares, estuda a tradição oral e o ensino-aprendizagem destas práticas que caracterizam as formações artístico culturais de diversos povos; através de grupos de prática e pesquisa e principalmente em contato com Mestres destas tradições. É integrante dos grupos “A Bem Soada Companhia.”, do grupo “Alohabana” de música Cubana, do Bloco pré Carnavalesco “Garibaldis e Sacis” do grupo de fandango paranaense “Meu Paraná”, e da “Orquestra Rabecônica do Brasil” e do Grupo de capoeira Angola Zimba. Participou também dos grupos de música e danças tradicionais “Boizinho Faceiro”, do grupo música étnica Omundò e do grupo de Música Colombiana “Cumbia Nòmade”. Ministra oficinas de percussão, capoeira angola, danças brasileiras, voltadas para educação, criação artística e saúde e qualidade de vida.

Savana Airplane

Grupo de hip-hop experimental fundado em 2016 pelos produtores e letristas Gbl e Gico, também integrantes e fundadores do selo Marca Falida Records, o grupo baseia letras em reflexões, relações e críticas sociais, tendo influência musical de diversos gêneros, exploram uma sonoridade diferenciada no hip hop, misturando beats sintéticos com instrumental, prometem fazer uma performance com muita energia, e amor à música. Luz.

Contagem Regressiva!

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

© 2017 - 6º Seminário de Produção Cênica | Desenvolvido por André Vidal